Se você tem algum tipo de restrição alimentar, é alergico a leite de vaca (aplv), ou intolerante a lactose a páscoa pode ser um problema.
Mas não precisa ser. Hoje em dia existem diversas opções de doces e chocolates para quem tem restrição alimentar. Leia mais no blog e boa páscoa.
A ocorrência de alergia alimentar vem aumentando no mundo todo. Em torno de 6% das crianças tem algum tipo de alergia alimentar e 3% dos adultos também.
A alergia ao leite de vaca (APLV) é a alergia alimentar mais comum nas crianças sendo bastante raro um adulto alérgico a leite.
Já intolerante a lactose é bastante frequente. A intolerância a lactose pode acometer até 60% dos brasileiros em algum grau, na maioria das vezes os adultos.
Mas qual a diferencia entre o alérgico a leite de vaca e o intolerante a lactose?
Na alergia, a proteína do leite é absorvida pelo trato gastrointestinal e o sistema imunológico comete um erro ao entender que ela é ruim para você produzindo anticorpos para neutralizá-la. Isso leva a uma reação inflamatória em vários órgãos com sintomas como coceiras, inchaço na face, tosse e falta de ar, diarreia e dores abdominais. Nos casos graves choque anafilático.
Na maioria das vezes os sintomas são imediatos, minutos após a ingestão do alimento. Mesmo pouca quantidade da proteína do leite pode ser suficiente para levar a reação alérgica.
A pessoa intolerante a lactose tem deficiência de uma enzima (lactase) que deveria digerir o açúcar do leite (lactose) no trato gastrointestinal. Ao não ser digerida ela chega ao intestino grosso inalterada, se acumula e é fermentada por bactérias, produzindo sintomas locais como diarreia, cólica, gazes e distensão abdominal.
Não envolve produção de anticorpos pelo sistema imunológico e a reação é concentrada no trato gastrointestinal. Os sintomas podem demorar horas ou até dias para aparecer porem nos casos mais leves o paciente consegue ingerir pequenas quantidades de leite ou tomar uma dose de enzimas para ajudá-lo a digerir melhor.
Diagnóstico
O diagnostico do paciente alérgico a leite de vaca é feito pelo alergista. Após uma avaliação clínica são feitos testes alérgicos no consultório (prick teste) e exames de sangue para as diversas proteínas do leite. Em alguns casos pode ser necessário um teste de provocação oral com o leite.
O diagnóstico de intolerância a lactose é feito pelo gastro que após avaliação clínica pode optar por fazer uma dieta de restrição de lactose para avaliar a melhora do paciente. Pode também solicitar exames como o teste de intolerância a lactose ou teste respiratório de hidrogêno expirado.
Tratamento
Na APLV deve-se evitar leite de vaca. O paciente não deve comer alimentos que sejam APENAS sem lactose pois o mesmo pode conter outras proteínas do leite de vaca como caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina. Também devem evitar leite de cabra e de outros mamíferos pois existe alto índice de reação cruzada.
Na intolerância a lactose deve-se evitar leite e derivados porém é seguro fazer uso de alimentos sem lactose, uma vez que o problema não está nas outras proteínas do leite. Ocasionalmente pode-se tomar um suplemento de lactase se quiser fazer uma refeição com leite comum
Onde encontrar produtos sem leite/lactose?
Existem várias empresas especializadas neste segmento. Muitas tem site na internet e enviam para todo Brasil. Também é possível encontrar esses produtos em casas especializadas em alimentação natural e vegana
Confira abaixo alguns links:
Se você morar no Rio de Janeiro a loja Mundo sem leite alem de fazer ovos de páscoa faz doces para festas de aniversário
Você pode também fazer seus próprios doces com esses livros de receita
Caso tenha dúvidas se é alérgico ou intolerante a alimentos procure o serviço de alergia e imunologia da policlínica de botafogo ou o serviço de clínica médica.
Serviço de Alergia da Policlínica Botafogo
Serviço de Gastroenterologia da Policlínica de Botafogo
http://policlinicadebotafogo.com.br/clinica-medica/
Abraços e boa páscoa a todos
Dr Andre A Gauderer
Médico Alergista
Serviço de alergia da policlinica de botafogo